domingo, novembro 30

Dicotomias, gumes e visões.

Um risco, dois riscos; um avião.
Voando no céu do planalto,
A capital de uma nação.

Dois eixos, quatro eixinhos; um avião
Monumentos, vias e quadras,
Ambigüidades de formação.

Asa sul, asa norte; um avião.
W3, L2, de 900 a 100;
Números em ascensão.

Uma praça, três poderes; um avião
Ali, num palácio de mármore,
Se encontra o capitão.

Modernidade, conhecimento; informação.
A planar pelo mais belo céu
De uma cidade, seu coração.


...ufa, finalmente a semana de provas acabou. Voltei à vida de cordelista. ^^

quarta-feira, novembro 19

Aniversário !?

A arte de cordel permanece viva graças à imaginação do autor e a sua maneira simples de ver o mundo.

19 de novembro, dia do Cordelista.

Parabéns para nós !

segunda-feira, novembro 17

2012 – o ano em que a Terra vai parar

2012 é o mais novo filme catástrofe do Roland Emmerich. O mesmo que criou “ O dia depois de Amanha”, “Godzilla” e “Independence Day”, ou seja tem tudo para virar um sucesso. Não sei se é porque eu amo filmes no estilo catástrofe-climática-mundial-devasta-meio-mundo, mas quando eu vi o teaser trailer quase enlouqueci.


A película fala sobre uma profecia maia, segundo a qual, Dezembro de 2012 marca o fim de um ciclo definido no calendário desse povo. Muitos acreditam que isso se traduzirá em desastres e cataclismas naturais, o que algumas pessoas consideram como sendo o fim do mundo. Outros acreditam que essa data marcará o fim do materialismo e um novo despertar para a consciência humana. (isso é a teoria resumida heim !)


O bom é que mesmo com todo esse papo de fim de mundo, não deixou de aparecer um marketing viral. No finalzinho do trailer, praticamente recebemos a mensagem : “quer saber mais?? Joga no Google!” ... Apesar de eu já ter dito essa expressão por aqui umas mil vezes, a historia agora é diferente. Nos resultados da pesquisa, além de milhares de sites falando sobre o fim do mundo e alguns sobre as olimpíadas de Londres, dá pra encontrar um chamado “Institute for Human Continuity”. Seria algo como “Instituto para Continuidade Humana”. Lá é relatado que tanto cientistas como sociedades antigas já sabem e já sabiam que 2012 será o fim de uma era. Mas como o governo aparentemente não está a fim de fazer nada, eles resolveram fazer uma promoção onde dá pra concorrer a uma vaga no único abrigo construído para suportar o que vem por aí. Por via das dúvidas eu fiz minha inscrição e peguei meu número de registro.

O filme estréia dia 10 de julho do ano que vem.

ComU do orkut sobre a profecia apocalíptica aqui
Dica do brain9 e omelete.

Mistério na Sereníssima República

Em Veneza, nada é o que parece. Essa foi a maior lição que aprendi ao ler “O enigma Vivaldi”. Escrito por Peter Harris, o livro conta a história de Lucio, um jovem violinista espanhol e apaixonado pela obra de Vivaldi, que vai a Veneza para participar das Jornadas Musicais. Estarrecido com a falta de organização que predomina no evento que deveria prestigiar seu ídolo, ele decide pesquisar sozinho a vida do prete rosso – padre vermelho, nome pelo qual Vivaldi era conhecido por causa de seus cabelos e barba ruivos – e conhecer Veneza por sua conta. Ele acaba por fazer tudo isso junto com Maria Del Sarto, a filha da dona da hospedaria onde Lucio estava hospedado. Juntos eles vivem uma paixão belíssima, tendo como plano de fundo, os canais venezianos.

Tudo ia muito bem, até que, durante sua pesquisa, Lucio encontra uma partitura para violino sem nome, que datava do sec. XVIII. Ela estava em um livro de contas de 1.741 do Ospedalle dela Pietá, onde sabidamente Vivaldi havia lecionado. Duas coisas chamam a atenção do espanhol: 1.741 foi o ano da morte de Vivaldi, além disso, a partitura havia sido escrita com a quarta trítono. Quem tivesse escrito aquilo decididamente não sabia ou ignorava algumas regras musicais, pois aqueles acordes eram conhecidos como a música do diabo e tinham inclusive sidos proibidos pela Igreja, pois o som que produziam quando tocados era horrível.

A partir desse momento, o jovem casal se vê em meio a uma rede de intrigas e mistério, pois ambos estão certos de que aquela partitura contem o segredo que Vivaldi descobriu em Viena, pouco tempo antes de morrer. Eles são perseguidos por dois ramos da Fraternitas Charitatis - sociedade secreta que busca guardar determinados saberes a fim de evitar sua divulgação – e entre segredos e vaporettos, vivem a aventura de suas vidas.

O livro possui alguns clichês como as frases apaixonadas dos jovens, a perseguição em uma cidade história e até o segredo em si. Porém, vale ressaltar que a obra foi escrita em 2003, ano em que esse tipo de narrativa estava na moda, portanto dá pra deixar passar.

Bom mesmo é o cenário onde tudo isso se passa. Peter Harris consegue fazer Veneza brilhar como a mais bela jóia do Adriático (o que é uma verdade irrefutável). A descrição das praças, dos monumentos e palácios, das igrejas e da Ilha de Torcello faz com que praticamente vejamos a cidade a cada página do livro. Ele faz uma divisão que talvez tenha passado despercebida para alguns. Quando quer mostrar do que os doges – governantes venezianos da idade média – e a alta cúpula do poder eram capazes de fazer para conseguir uma informação, trata a cidade como Sereníssima República. Quando quer mostrar toda as suas qualidades como centro artístico e cultural, chama-a apenas de Veneza.

A leitura é agradável e ideal para os amenos momentos de lazer.


quarta-feira, novembro 5

Angels & Demons

Semana passada foi divulgado o teaser trailer de Anjos e Demônios. Baseado no livro homônimo de Dan Brown (exatamente, o mesmo que escreveu o Código da Vinci), o filme conta outra aventura de Robert Langdon, vivida em Roma e na Cidade do Vaticano. Na verdade essa é a primeira ação do professor de simbologia, mas na adaptação para o cinema, os produtores preferiram construir a trama como se ela fosse posterior ao Código.

Ao que tudo indica a Sony já começou a promover uma campanha viral e talvez um ARG para divulgar o filme. Prova disso é a mensagem escondida no trailer. Aos 51s, justamente quando aparece o ambigrama com a palavra “Illuminati”, a frase “Altars of Science” torna-se visível. Na trama, Altares da Ciência são locais espalhados por Roma, que indicam o caminho para a fortaleza Illuminati. Eu particularmente não consegui ver essa frase, nem parando o frame. Mas ela existe e o site VideoETA conseguiu a prova:


Jogando no Google “Altars of Science”, temos como resultado um site que mostra o tubo de anti-matéria escondido, com um contador regressivo. Fazendo as contas, a data da suposta explosão seria dia 15 de maio de 2009, ou seja, a data do lançamento do filme. Detalhe para o número 84 na esquerda da tela. Este é o mesmo número da câmera de vigilância perdida na Cidade do Vaticano. Tudo isso só fará sentido para quem leu o livro, claro.

Particularmente eu digo que esta é a melhor obra do Dan Brown. Talvez seja por que eu a li na época do ultimo conclave, em 2005. Se houver mesmo um ARG e uma campanha viral, irei acompanhar de perto. Só espero que o resultado nas telas não seja tão decepcionante como foi o Código da Vinci.

Teaser trailer aqui

Veja a anti-matéria aqui

Dica do Brain9

Momento CSI

Muita gente sabe que eu sou uma verdadeira negação para ler revistas... Estou sempre atrasado e geralmente termino de ler uma edição no fim do mês. Em outubro não foi diferente. Eu tenho assinatura da Superinterssante e a capa do mês passado falava sobre os avanços tecnológicos da ciência no combate ao crime. A reportagem é muito esclarecedora, mas o que me chamou atenção não foi bem isso. A equipe da Super criou um jogo online, onde o crime que aparece nas páginas da revista pode ser desvendado. No game, um juiz foi encontrado morto em sua casa. Os suspeitos são a estagiária e também ex-namorada, a filha, o vizinho e o jardineiro. A medida em que avançamos pelas fases, clicando nas provas da cena do crime, ajudando na autópsia e relacionando fatos e objetos, os suspeitos vão sendo eliminados. Documentos comprometedores e exames toxicológicos são divulgados para ajudar na solução do mistério. Existe ainda um supervisor que fica aparecendo para dar algumas instruções importantes. O jogo é muito bem bolado e interativo. Para quem tiver 20 minutos sobrando e gostar de problemas inteligentes, é ideal.



Joque aqui

Super, quem lê é!