sexta-feira, setembro 19

Ensaio sobre a cegueira


Apesar da estréia do filme ter ocorrido semana passada ainda vale a crítica. Até por que, os lançamentos de hoje não merecem grande atenção mesmo.

Ensaio sobre a cegueira é uma adaptação do livro homônimo do escritor português José Saramago. Essa não foi a primeira tentativa de produzir um filme baseado na obra. Algumas outras já haviam sido feitas, porém o autor se recusava a permitir uma releitura de seu livro para as telonas. Segundo ele, o cinema destrói a imaginação, o que é verdade até certo ponto.

Porém nada é realmente destruído ao se assistir “Ensaio sobre a cegueira”. O que vemos é uma boa releitura das idéias do autor. Tudo começa com um motorista que fica repentinamente cego enquanto estava dirigindo. Ele vê apenas uma imensidão de branco, ao contrário do breu habitual da cegueira. A partir daí, a doença vai se disseminando, atingindo quem ainda consegue enxergar. Os primeiros doentes são mandados para a quarentena e é lá que se passa a maior parte do filme.

Ao contrário dos insossos blockbusters ao estilo “doença misteriosa acaba com o mundo, mas deixa alguns sobreviventes”, Ensaio sobre a cegueira não enfoca muito a disseminação da doença no planeta. Ele se volta para o gênero humano, e para o que ainda somos capazes de fazer em situações de crise. Acreditem, o filme dá uma série de tapas na cara de quem estiver assistindo. E não adianta alguém vir dizer que é tudo mentira de ficção. O que se passa ali é a pura realidade do que já existe em nosso mundo, mas que não vemos por andarmos de olhos fechados.

Algumas coisas me chamaram a atenção: a utilização de nomes próprios é limitada. Nomes de cidades, ou mesmo dos personagens principais não aparecem. Além disso, as cenas foram rodadas majoritariamente com estouro de branco. Tudo é muito claro e desprovido de cores fortes

Dirigido por Fernando Meirelles, o filme tem em seu elenco Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Gael Garcia Bernal, Sandra Oh, Don McKellar, Maury Chaykin, Yusuke Yseya e Yoshino Kimura.( se não souber quem é ninguém, joga no google ta.!?)

Eu não sei o que foi passado no festival de Cannes, mas com certeza não foi esse filme. Pra mim ele é cinco estrelas na cabeça.

Trailes do filme aqui e site oficial aqui