Ok... O Halloween pra mim é a terceira ou quarta melhor data festiva. Obviamente, esse feriado não é comemorado como se deve aqui no Brasil, mas nos EUA e em alguns lugares da Europa, 31 de outubro é dia de festa.
Originalmente o Halloween nasceu na Irlanda (e que lugar perfeito para nascer não é mesmo?!) onde os povos Celtas (eles eram tãaao legais) comemoravam o Samhain. Esse festival era realizado entre 30 de outubro e 2 de novembro. Essa data coincidia com o fim do verão e também com o ano novo Celta. Com o tempo, estabeleceu-se uma data fixa para a comemoração e a partir daí ela ganhou novo significado. Os irlandeses acreditavam, que no dia 31 de outubro as almas voltavam à Terra para possuir as pessoas (essa parte não tem graça por que dá medo ¬¬). Por esse motivo, a data passou a ser chamada de Halloween, que em tradução pode ser dia das bruxas, dia de todos os santos ou Encontro das Almas (não gostei dessa última ¬¬ 2). Acreditando que as almas voltavam e possuíam as pessoas no ultimo dia de outubro, os irlandeses passaram a se fantasiar de maneira espalhafatosa e a desfilar dessa maneira pelo bairro. O intuito era espantar as almas que procuravam corpos para possuir (arrepio gelado pela espinha ¬¬ 3). Alem disso, eles costumavam apagar fogueiras e lareiras deixando assim o ambiente incômodo e frio para os fantasmas.
Esta tradição chegou aos Estados Unidos em 1840 junto com os imigrantes irlandeses que fugiam da fome que assolava seu país de origem. A data se tornou tão importante por lá que virou feriado nacional e também a mais popular festa norte-americana. No Brasil, o Halloween não recebe muita atenção. Um dos grandes motivos talvez seja nossa raiz cristã, que não vê com bons olhos a comemoração de uma data chamada “Dia das Bruxas”.
Eu particularmente cultivo a tradição de assistir a filmes de terror no dia de hoje. Não que isso seja inovador, já que a maioria das pessoas faz isso, mas é uma forma simples de “comemorar” esta data. O filme desse ano foi “O albergue 2”, e antes que alguém venha dizer que esse filme é antigo, vou logo avisando que filmes de terror não são meus preferidos, portanto para mim a maioria deles é lançamento. Para vocês, um Happy Halloween, ou na maneira brasileira de dizer: um feliz dia das bruxas...